quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

[Tecnologia] Papel Higiênico

Conheça 10 coisas que as pessoas
usavam como papel higiênico?


Hoje é pouco o valor dado a uma grande preciosidade tecnológica inventada pelo homem moderno, o papel higiênico. E jogue o primeiro rolo, aquele que nunca se viu desesperado quando, depois de um “serviço” bem feito no banheiro, não encontrou esse produto ao alcance da mão.

Utilizado pela primeira vez pelos chineses no século VI, o papel higiênico como o conhecemos – em rolo e perfurado – só foi criado a partir do século XIX, pelo americano Seth Weeler. Antes disso, se usava quase tudo para se limpar depois do número 2. O site Regretful Morning listou nove das formas mais bizarras de fazer isso, nesta lista foi acrescentado mais uma.



Confira abaixo:

1) Lã
Não só os Vinkings, como classes mais abastadas, usavam lã para se limpar. Pobres ovelhas! Outras sociedades usavam renda ou cânhamo.

2) Cordas
O único recurso para os marinheiros em alto mar era se contentar com a aspereza das cordas usadas nas velas e no barco.

3) Pedras
Para os gregos, as formas lisas e redondas das pedras eram perfeitas para esse objetivo. Além do mais eram encontradas em quase todos os lugares.

4) Esponjas e água salgada
Já os romanos pareciam um pouco mais preocupados com sua higiene. Eles usavam uma esponja presa a um pedaço de madeira e depois a colocavam em um balde com água salgada.

5) Espigas de milho
Nada de pipoca! Muitos usavam espigas de milho debulhadas como papel higiênico, inclusive os portugueses.

6) Maconha
Segundo o site, os franceses usavam folhas de maconha para se limpar. Mas nada de dar grau no processo.

7) Cascas de coco
Essa foi a escolha dos havaianos… Confortável, né?

8 ) Musgo
Os esquimós e outras sociedades usavam musgos – que cresciam em abundância em suas regiões – para ficar mais asseados. Ou assim pensavam.

9) Gravetos
No Japão era comum usar gravetos de madeira. Aparentemente eles usavam palitinhos para tudo.

10) A mão esquerda
Por que ninguém nunca pensou nisso antes? Muitas sociedades orientais usavam – e ainda usam – a mão esquerda para se limpar depois de fazer as necessidades. Não ligue se na Índia alguém te olhar feio porque você está comendo usando a mão esquerda ou se você a estende na hora de cumprimentar.



Deus abençoe o papel higiênico!




Cortesia: Blog da Mary

Nenhum comentário:

Postar um comentário