quinta-feira, 4 de junho de 2009

[Curiosidades] 10 problemas mentais bizarros !!!

Muitas pessoas por todo o mundo sofrem de doenças mentais. Sejam as mais simples ou as mais bizarras. Essa lista mostrará os dez mais bizarros desses problemas.

10- Síndrome do Membro Fantasma

Uma pessoa que sofre dessa doença experimenta a sensação de que um membro amputado (ou mesmo um orgão, como a apêndice) ainda está presente em seu corpo. 50 à 80% das pessoas que sofreram uma amputação, tem essa desordem. O portador dessa síndrome irá sentir dor e desconforto freqüentemente no membro ''fantasma'' (que foi amputado). Alguns sentem seus membros fantasmas gesticulando enquanto falam, e outros acreditam que eles agem independente da vontade deles. Essa desordem é geralmente tratada com a Terapia da Realidade Virtual (Mostrada na imagem acima).

9- Desordem da Integridade e Identidade Corporal

Essa rara doença faz com que a pessoa sinta vontade de amputar uma parte saudável de seu corpo. Em alguns casos o doente vai tão longe, que ele próprio acaba amputando partes de seu corpo. Alguns dos doentes sentem fetiches sexuais envolvendo amputações. Alguns cirurgiões chegam a amputar um membro para pessoas que sofrem dessa desordem, mas isso é altamente controverso e a maioria dos médicos usam o mesmo tratamento usado na Síndrome do Membro Fantasma.

8- Mitomania

A Mitomania é a tendência mórbida para a mentira. Normalmente, as mentiras dos mitomaníacos estão relacionadas a assuntos específicos. Uma menina cujo pai é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram. Mas não costuma mentir sobre todos os outros assuntos, diferentemente dos mentirosos compulsivos. Justamente pelos mitômanos não possuírem consciência plena de suas palavras, os mesmos acabam por iludir os outros em histórias de fins únicos e práticos, diferentemente daquele que mente em qualquer ocasião.

7- Somatoparaphrenia

Somatoparaphrenia é um tipo de síndrome na qual a pessoa de repente nega que um membro do seu corpo ou mesmo um lado inteiro dele seja dela verdadeiramente. Por exemplo um paciente pode acreditar que seu próprio braço poderia pertencer ao médico, ou a outro paciente. Ás vezes essa desordem pode ser tratada por excitação calórica vestibular (água morna é jogada na orelha do paciente de um modo específico), embora a maioria dos doentes não se cura com esse tratamento e pede a amputação , ela quase sempre é negada, pois amputar um membro saudável é uma violação básica do Juramento Hipocrático (Juramento feito por médicos).

6- Síndrome de Munchausen

A síndrome de Munchausen é uma doença psiquiátrica em que o paciente, de forma compulsiva, deliberada e contínua, causa, provoca ou simula sintomas de doenças, sem que haja uma vantagem óbvia para tal atitude que não seja a de obter cuidados médicos e de enfermagem. Há também a síndrome de Munchausen ''By Proxy'' (por procuração) que ocorre quando um parente, quase sempre a mãe (85 a 95%), de forma persistente ou intermitentemente produz , de forma intencional, sintomas em seu filho, fazendo que este seja considerado doente, ou provocando ativamente a doença, colocando-a em risco e numa situação que requeira investigação e tratamento.

5- Síndrome de Alice No País das Maravilhas

Trata-se de uma síndrome rara, na qual o paciente tem a sensação de que seus membros (pernas, braços, etc.) estão ganhando proporções extraordinárias, tal como acontece com Alice no primeiro conto. Uma pessoa que sofre dessa Síndrome, pode perceber humanos, partes humanas, animais e objetos inanimados bem menores do que eles realmente são. A imagem acima ilustra a ilusão sofrida por pacientes com essa desordem.

4- Síndrome da Negligência

Na Síndrome da Negligência a pessoa perde a habilidade de dar atenção igual a duas partes do espaço. Pacientes com uma forma dessa síndrome chamada síndrome da negligência unilateral ignoram as informações provenientes do lado esquerdo ou direito do corpo e podem até esquecer de barbear uma parte do rosto ou de vestir esse lado do corpo, se perguntados porque o lado em questão está assim, eles irão responder que parece perfeitamente normal para eles. Quando pedido para desenhar um relógio, o sofredor dessa síndrome irá desenhar freqüentemente um círculo e colocar todos os números de um só lado (como na imagem acima). A Síndrome da Negligência geralmente é causada por um dano ao hemisfério do cérebro, como acontece em um derrame.

3- Cleptomania

Cleptomania é uma doença psiquiátrica que faz a pessoa começar a roubar coisas sem valor, como canetas, sabonetes, pedaços de giz, etc, sem muita consciência e muitas vezes sem necessidade para o ato - de lojas, das casas dos outros ou de outros tipos de lugares.

A doença teve muita repercussão na mídia com o caso da atriz americana Winona Ryder e do rabino Henry Sobel, que foram flagrados em atos de cleptomania dentro de lojas. No Brasil a síndrome já foi o tema da personagem Haydeé da novela América interpretada por Cristiane Torloni, que roubava objetos de baixo valor e guardava em sua casa.


2- Síndrome do Sotaque Estrangeiro

A síndrome do sotaque estrangeiro é uma síndrome muito rara, em que os pacientes ficam afetados na sua fala de tal forma que quem a percebe tem a idéia que fala sua língua nativa com sotaque estrangeiro, por exemplo, uma pessoa que nasceu no Brasil ou em Portugal fala com o sotaque de uma pessoa dos Estados Unidos. O distúrbio atinge pessoas que tentam aprender outra língua. Ouve apenas 50 casos documentados dessa síndrome entre 1941 á 2006.

1- Síndrome da Retração Genital

Síndrome caracterizada pelo receio ou crença que os órgãos sexuais,(pênis, testículos, seios, mamilos) se retraem e desaparecem para dentro do corpo. Mais estranho ainda, é que essa síndrome já ocorreu de forma epidêmica, com muitas pessoas e ao memo tempo. Essa epidemia é chamada PânicoPeniano. O fenômeno é freqüentemente associado a crenças ocultas e bruxaria. Os maiores Pânico Penianos ocorreram na China em 1948, 1955, 1966, 1974 e 1984/85.

Nenhum comentário:

Postar um comentário